Páginas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Um tal pragmatismo político

Desenvolvido no século XIX, por Charles S. Peirce, William James, John Dewey e Ferdinand Schiller em Cambridge, Massachusetts o pragmatismo é uma corrente filosófica que apresenta, como o próprio nome explica, uma forma mais prática, (e aqui também estou sendo pragmático ao explicar isso), de se encarar a vida. Dessa forma, possui também aqueles que a seguem religiosamente, no caso, não falo dos estudiosos e curiosos do assunto, mas aqueles que sem dúvida não conhecem a sua essência, mas a praticam com grande maestria, os políticos.

Não é de hoje que observamos, estarrecidos, atitudes de representantes do povo que vão contra as próprias convicções, políticas/partidárias, tudo em nome de um pragmatismo sem limites e isso não é um privilégio de poucos, pelo contrário, dificilmente veremos alguém desse meio que não tenha tomado uma atitude prática.

No Maranhão, estamos acompanhando um novo desenrolar desse pragmatismo, nas eleições que por aqui já aportaram, há muito tempo, diga-se de passagem. Flávio Dino (PC do B), escancarando as portas da sua campanha para João Castelo (PSDB), é no mínimo estranho para um candidato que se julga o novo, trazer para junto de si a carcaça velha do atraso, cria de Sarney e principal inimigo político em uma campanha acirrada para prefeitura de São Luís em 2008, em que não faltaram acusações, muito mais da parte comunista.

Flávio Dino ao fazer isso, mostra um total desinteresse por suas convicções políticas e talvez morais, achincalhando aqueles que verdadeiramente estavam e ainda permanecem não se sabe até quando, ao seu lado. Mostrando, de fato, estar unicamente interessado na vitória, a qualquer custo.
Não se pode ver tal atitude com a praticidade que nos é apresentada, a questão não são os minutos a mais no programa eleitoral, aceitar um inimigo político, com ideias e convicções diferentes implica também em concessões, ai pode-se imaginar que tipo de governo novo Flávio Dino deseja fazer, se já antes disso, se mostra despreocupado com questões que realmente valem à pena.

Jackson Lago utilizou da mesma estratégia para vencer as eleições de 2006, não deu outra, os aliados se afastaram, outros prejudicaram a sua administração, com escândalos visto que não eram flor que se cheire mesmo e outros, com inação, caso de João Castelo.


Não se sabe exatamente quais são os efeitos dessa nova aliança à campanha de Flávio Dino, alguns comemoram, quanto mais, melhor, outros, os verdadeiros aliados, já desanimam com a possibilidade de mais uma derrota, afinal, o Maranhão não precisa de alguém com ideias retrogradas, práticas, o mundo não é tão simples, a situação em que vivemos é complexa sim, e precisa de alguém que pense em como resolver esses problemas e que para isso é necessário se cercar de pessoas que tenham em comum vencer essas mazelas, não Sarney. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI