Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2008

25 de dezembro, natal ou nascimento de Cristo?


 


 

    Originalmente, no dia 25 de dezembro comemorava-se o dia do deus sol, antiga festa pagã romana de muitos anos antes de Cristo. Aliás, a data de nascimento do Messias é totalmente desconhecida, mas alguns historiadores arriscam que provavelmente teria sido em setembro, ou seja, seis meses após a páscoa. A data atual de celebração do nascimento de Cristo foi estabelecida no século IV pelo imperador Constantino, quando este se converteu ao cristianismo e transformou-a na religião oficial do império romano.

    A figura do papai Noel, segundo alguns estudiosos, foi inspirada no bispo chamado Nicolau, nascido no século III d.C. Foi criada na Alemanha e espalhada pelo mundo de maneira muito rápida. No final do século XIX, a Coca-Cola cria a imagem atual do "bom velhinho".

    Segundo a igreja, a celebração natalina deve ser o momento de reflexão, onde todos devem comemorar o nascimento do salvador e por em prática seus ensinamentos: humildade, doação, bondade, fé e etc. O capitalismo habilmente se apodera da imagem do papai Noel para vender suas mercadorias, indo de encontro aos ensinamentos cristãos. Cada ano que passa, o 25 de dezembro torna-se uma data muito mais do "bom velhinho" do que uma data de celebração do nascimento de Salvador.

    Procure nos comerciais midiáticos, alguma menção a Cristo ou aos seus ensinamentos no mês de dezembro. Será que o Mestre, que chicoteou comerciantes no templo de seu Pai, por venderem bugigangas em terreno sagrado, haveria de concordar com trocas de presente fúteis? Passeios em shopping center? Igrejas ricas e fiéis pobres? Fartura na mesa de poucos, enquanto milhares passam fome nas periferias das grandes cidades?

    A verdade, é que essa data perdeu o seu significado há muito tempo e talvez esse significado tenha ficado apenas na intenção. Os antigos rituais pagãos provavelmente suplantaram os ideais cristãos. Hoje, o natal é do papai Noel, símbolo do capitalismo individual e não de Cristo, um socialista que dividiu alguns pedaços de pão e peixes com milhares de pessoas que o seguiam.

    

    

Um comentário:

COMENTE AQUI