Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dá ou dar, senti ou sentir? E agora?




Na coluna Falares da revista Carta Fundamental, o professor Marcos Bagno discorre sobre as dificuldades de muitas pessoas no uso de alguns verbos na forma conjugada e na forma infinitiva. Mais do que mostrar o “erro”, o professor mostra os motivos que levam o falante a cometê-lo, diagnosticando a causa, fica mais fácil contribuir para o “acerto”.

Segundo Bagno, esse tipo de equívoco ocorre quando o verbo conjugado ou no infinitivo possui pronúncia idêntica, por exemplo: crer e crê; dá e dar; está e estar. Essa confusão é muito presente nas redes sociais, onde a escrita é menos monitorada, mas acontece mesmo em correspondências oficiais, como mostrado pelo professor em seu artigo.

Todo mundo fica na dúvida, eu mesmo, já me peguei diversas vezes confuso com algo que deveria escrever. Como o professor mostra em seu artigo, a confusão não ocorre com todos os verbos, apenas alguns. Então, a dica é substituir um verbo por outro diferente para verificar, se o verbo a ser utilizado deve estar conjugado ou no infinitivo. Vamos ao exemplo:

1.   Eu nunca me sentir à vontade para falar.

ou Eu nunca me senti à vontade para falar.

Trocando o verbo:

2.   Eu nunca me contive

3.   Eu nunca me importei

4.   Eu nunca me compliquei



Percebam que o verbo SENTIR quando conjugado no pretérito perfeito EU SENTI, tem pronúncia igual à sua forma no infinitivo. Isso faz com que a pessoa ao escrever fique confusa e não tenha certeza qual a forma deva usar. Pelos exemplos mostrados, percebemos que todos os verbos estão conjugados. Desta forma, a frase de acordo com a norma padrão ficaria assim: Eu nunca me SENTI à vontade para falar.



Observe a frase: obrigado, já corrigir. Ou obrigado, já corrigi.



Nesse caso, o verbo deve ser conjugado ou permanece no infinitivo?

Vamos substituir o verbo por outros:



Obrigado, já comentei.

Obrigado, já comi.

Obrigado, já bebi.



Nos três casos o verbo aparece conjugado, sem o R do infinitivo, ou seja, de acordo com a norma padrão de nossa língua devemos escrever:

Obrigado, já corrigi.



Mais um exemplo:

click no link para vê ou click no link para ver?

Trocando os verbos fica:

click no link para comer

click no link para viver

click no link para saber



Substituindo o verbo, percebe-se que todos ficam no infinitivo, sendo assim para a norma padrão o certo é click no link para ver.



Então é isso, espero ter ajudado.

Um comentário:

COMENTE AQUI