Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Letras no cinema

Ontem, no auditório do CECEN (Centro de Ciências Exatas e Naturais), localizado no campus da Universidade Estadual do Maranhão, foi apresentado o projeto de extensão Letras no Cinema, elaborado e coordenado pela professora Sílvia Furtado, do curso de Letras. Dois alunos do curso gerenciam o projeto: Thaís Carvalho Fonseca e Marcos Augusto Cordeiro da Rocha (bolsistas). Elysmila Ferreira Marques trabalha como voluntária, dando apoio aos gerentes. O filme apresentado foi Abril Despedaçado, que é baseado na obra de Ismail Kadaré que trata das dificuldades da vendeta albanesa. “Neste filme, os convidados escolheram o tema da terra inóspita, traduzidas pelas geleiras dos vilarejos da Albânia (na obra de Kandaré) ou pela aridez do sertão nordestino (traduzidas para o cinema), que reserva a suas protagonistas um destino trágico e todos os desdobramentos possíveis que esse tema possibilita”, afirmou Silvia Furtado.
Logo após a exibição de alguns trechos do filme, foi aberta uma mesa redonda com a professora Andréa Lobato e os alunos Diego Melo e Eduardo Campos, a discussão foi bastante proveitosa com a participação dos alunos do Curso de Letras e convidados. No próximo mês, o filme será o Primo Basilio, baseado no romance de Eça de Queirós.

fonte: www.uema.br

2 comentários:

  1. Gostei da iniciativa do Curso de Letras. É uma oportunidade unica para que docentes da instituição ou não, se familiarizem com as obras e que possam enxergar além da estória narrada.
    A parte da discussão aberta, também achei oportuno, afinal todos tem o direito de mostrar o que pensam, externando publicamente; contribuindo assim para a formação academica de todos os presentes no evento.

    ResponderExcluir
  2. P.S: Docentes e discentes...

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI