Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dilma faz reunião com ministro sobre vista ao EUA

A presidente Dilma Rousseff e o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, devem conversar no fim da tarde desta segunda-feira sobre a relação com os Estados Unidos após as denúncias de espionagem norte-americana sobre o Brasil e também sobre a viagem de Dilma a Washington, prevista para outubro.
Figueiredo não quis dar detalhes, mas afirmou que se encontraria com Dilma nesta tarde, ocasião em que também irá relatar as conversas que teve na semana passada. O ministro esteve nos Estados Unidos para ouvir as explicações sobre as suspeitas de que a agência de inteligência norte-americana teria monitorado dados de cidadãos, da presidente e de empresas como a Petrobras.
"Eu hoje à tarde tenho um despacho com a presidenta", disse o ministro a jornalistas.
A visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos tem sido tema de incertezas. A presidente já cancelou viagem de equipe precursora, que normalmente antecede a viagem presidencial para preparar questões de segurança e logística.
E alguns importantes conselheiros da presidente, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins, têm aconselhado a presidente a cancelar a viagem. .
Dilma chegou a se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante reunião do G20, na Rússia. Na ocasião, o presidente norte-americano se comprometeu a assumir "responsabilidade direta e pessoal" pela investigação das denúncias de espionagem da comunicação pessoal da presidente.
Dias depois, nova reportagem apontou que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) teria monitorado dados da Petrobras.
As denúncias foram veiculadas pelo programa "Fantástico", da TV Globo, com base em documentos vazados pelo ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden, acusado de espionagem pela Justiça norte-americana e que está em asilo temporário na Rússia.

fonte: Reuters BR

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI