Páginas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Siga o seu contentamento!

Já perceberam como às vezes é difícil fazer aquilo que queremos? Pode até ser um desejo simples, que em alguns momentos é ignorado ou deixado de lado por outras “prioridades”, obrigações que nos consomem.

Há quase um mês eu estava com vontade de tomar milk shake e comer batata-frita. Quem me conhece sabe que eu não aprecio fast food, mas por algum motivo especial gosto desta combinação. Como a lanchonete é no caminho entre o trabalho e minha casa, sempre que tenho um dia estressante costumo parar e fazer esse pedido. Lembro-me de uma série da HBO em que a personagem principal sempre comia um lanche parecido ao entardecer, apreciando a vista da cidade de São Paulo. Isso fazia com que ela se sentisse mais aliviada do estresse diário; e comigo acontece o mesmo.

O detalhe é que há semanas eu venho ignorando essa vontade. Surgem aqueles pensamentos de que é uma coisa infantil, que eu não preciso, que já está tarde e é melhor ir direto pra casa... tudo para fazer com que eu não realize o meu contentamento. De fato, isso causa uma grande frustração, pois não fazer algo que se tem vontade é muito chato, mesmo quando é uma coisa boba.

Hoje a vontade era fácil, amanhã pode ser que o meu contentamento seja tomar um bom e demorado banho, ir ao cinema ou conversar com um amigo. São coisas simples, mas necessárias. Então, porque ignorá-las? Pode chegar um momento em que não poderemos mais realizar e ficaremos frustrados.

Um dia desses estive no shopping com uma pessoa que queria comprar um blazer. Ele tinha visto a promoção no dia anterior e quando chegamos à loja, não havia mais peças na pontuação dele. Foi preciso tirar do manequim para garantir o produto que tanto queria, ou seja, quase foi uma oportunidade perdida, pois o blazer estava realmente barato e era o que ele precisava.



Os exemplos são capitalistas, mas a ideia é válida. Seguir o contentamento não tem nada a ver com ser impulsivo, inconsequente ou egoísta. É preciso ter autoconhecimento para saber o que realmente nos satisfaz e, também, a dose certa. Pois o excesso não nos faz bem e então a dica perde todo valor.

2 comentários:

  1. Muitas vezes deixamos de fazer aquilo que queremos de imediato, por um bem maior. Há duas maneiras de viver, uma seguindo os seus desejos imediatos, e outra evitando-os por algum propósito. Porém a forma mais saudável para vivermos, parece ser a temperança. Não viver uma vida amarga em busca de algo que talvez você nunca atinja, mas ter o cuidado para que as suas atitudes não lhe impeçam de chegar lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sabedoria nos faz aproveitar cada momento com a intensidade que merece.
      Agradecemos a sua opinião, continue lendo o Resenha Critica.

      Excluir

COMENTE AQUI