Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Barcelona, o ciclo acabou?


Muito se falou sobre o modo Barcelona de jogar, falou-se em escola catalã, que o futebol maravilhoso apresentado pela equipe Catalã teria sido adotado desde os tempo de  Johan Cruijff. Dessa forma, não seria surpresa a maneira de jogar desse time, o jogador desde a categoria de base até assinar com o profissional estaria adaptado ao estilo Barcelona.
Pode até ser, mas não é sempre que o estilo Barcelona de jogar funciona, a história conta isso. Qualquer clube no mundo vive momentos cíclicos, dessa forma, passa por bons e maus momentos, o apogeu dura alguns poucos anos.
O primeiro grande Barcelona começou a tomar forma em 1988, quando Cruijff volta ao time como técnico. O primeiro grande título só  em 1991 com o campeonato espanhol, já em 1992, o clube finalmente conquista o título tão desejado da Taça dos Campeões (atual Champions League), batendo a Sampdoria na final. No ano seguinte, o clube passou a contar com Romário,  indicação do próprio Cruijff que o tinha observado em ação pelo PSV Eindhoven. Essa grande fase durou até 1994, o time recebeu o apelido de Dream Team e era formado por (particularmente a  equipe tetracampeã espanhola em 1994 ):  Andoni Zubizarreta, Albert Ferrer, Ronald Koeman, Miguel Ángel Nadal, Sergi Barjuan, Josep Guardiola, Guillermo Amor, José Mari Bakero, Michael Laudrup, Hristo Stoichkov e Romário.
A era Ronaldo é fugaz, por incrível que pareça ele jogou apenas um ano, conquistou alguns títulos de pequena importância como Copa do Rei e a Supertaça Europeia. Rivaldo chegou ao time Catalão em 1998, conquistou o campeonato Espanhol, o título de melhor do mundo, mas o Barça não conquistou a Europa.
O segundo grande Barcelona surge sobre a batuta de Ronaldinho Gaúcho, que em 2004 receberia pela primeira vez o prêmio de melhor jogador do mundo. O auge chegou no ano seguinte, o Barcelona, em sua campanha campeã da Liga Espanhola, bateu por 3 x 0 o Real em pleno Bernabéu. Ronaldinho teve um desempenho tão impressionante que, logo após marcar o terceiro gol, em jogada individual na área adversária, foi aplaudido de pé pela torcida merengue. Na Liga dos Campeões da UEFA, o time chegou novamente à final após doze anos, batendo o Arsenal de virada por 2 x 1.
Nessa época, os jornalistas diziam que era o melhor time de todos os tempos, Ronaldinho já era comparado à Pelé e Maradona, muitos chegaram a colocá-lo no patamar acima dos dois. A copa de 2006 fez com que muitos jornalistas reavaliassem seus conceitos, as atuações foram decepcionantes e ninguém mais vê-lo da mesma maneira.
O terceiro grande Barcelona começa em 2008 com a contratação de Guardiola. Na temporada 08/09, o Barcelona venceu o Athletic Bilbao 4 a 1 e conquista a Copa do Rei. Após alguns dias, o Barcelona confirmou o já esperado título da La Liga. O clube tinha então a oportunidade de ser o primeiro da Espanha a conquistar a tríplice coroa: vencer o campeonato espanhol , a Copa do Rei e a Liga dos Campeões da UEFA em uma mesma temporada.
O que foi conseguido duas semanas depois, no dia 27 de maio, em que o Barcelona derrotou o Manchester United, no Olímpico de Roma, com um 2 x 0 selado pela nova estrela do time, Messi.. No final da temporada 2010/2011, O Barcelona alcançou as semi-finais da Liga dos Campeões e a Final da Copa do Rei, sendo que na duas competições teria que enfrentar o Real Madrid. Após perder para os merengues a Copa do Rei na prorrogação (1 a 0), o Barcelona eliminou o Real Madrid da Liga dos Campeões e repetiu a final de 2009 contra o Manchester United no Estádio de Wembley, quando venceu por 3 a 1 e obteve o quarto título europeu. Na partida contra o Levante confirmou o tricampeonato espanhol.
A era Guardiola/Messi foi sem dúvida o ciclo mais longo de vitórias do clube, mas já na temporada de 11/12 quando foi eliminado pelo Chelsea, já demonstrava que o ciclo havia chegado ao final, ou pelo menos, estava começando a chegar ao fim.
Alguns jornalistas insistem na tal filosofia de jogo do Barcelona, o estilo vem desde as categorias de base, jogam da mesma forma até chegar ao profissional. Mas cada grande Barcelona desses, teve um jeito de jogar diferente, um esquema tático diferente, com cada técnico imprimindo a sua filosofia de jogo. É só comparar as eras de Romário, Ronaldinho e Messi perceberão que jogavam de maneira bem distintas. O atual elenco do Barça é praticamente o mesmo comandado por Guardiola e a maneira de jogar é bem diferente, os mesmos jogadores sob a batuta de Tito Vilanova, não produzem os mesmos resultados e nem o mesmo futebol. O sucesso de uma equipe não está só na filosofia de jogo, se fosse assim o Barcelona seria campeão sempre ou pelo menos jogaria sempre da mesma maneira, depende muito mais dos jogadores e do estilo do seu treinador, quando isso acontece, a possibilidade de sucesso é muito grande.