|
Da assessoria de comunicação do evento
Estão abertas as inscrições para o 9º Encontro Nacional de História da Mídia,
que será realizado de 30 de maio a 1º de junho, no Centro de
Convenções, em Ouro Preto (MG). A promoção é da Associação Brasileira de
Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e a realização, do curso de
Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O tema central
do evento é “História da Comunicação ou História da Mídia? – Fronteiras
conceituais e diferenças”.
Quem quiser apresentar artigos, deve submetê-los a um dos oito
Grupos de Trabalho (GTs): História do Jornalismo, História da
Publicidade e da Comunicação Institucional, História da Mídia Digital,
História da Mídia Impressa, História da Mídia Sonora, História da Mídia
Audiovisual e Visual, História da Mídia Alternativa e Historiografia da
Mídia. O evento também vai realizar a segunda edição do Prêmio José
Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, uma exposição de
trabalhos científicos para alunos de graduação.
“Estamos nos preparando para realizar um evento acadêmico de peso,
sem deixar de levar em conta a programação cultural, que será também
bastante interessante”, afirma a coordenadora do evento, professora Nair
Prata. A rede hoteleira de Ouro Preto já está preparada para receber os
congressistas, mas quem quiser se hospedar numa das tradicionais
repúblicas da cidade pode fazê-lo pagando diárias de até R$ 15,
incluindo o café da manhã. Todas as informações estão disponíveis no
site.
A história da mídia é uma área de pesquisa que não privilegia
apenas os suportes ou produtos, mas trata-se de pensar a ação humana, as
formas de vida, as organizações, nas quais se incluem as produções, as
próteses que o próprio homem cria para tornar mais eficiente o gesto
comunicacional. “Envolve toda a discussão sobre as abordagens
conceituais e metodológicas desenvolvidas em torno da recuperação dos
processos históricos envolvendo homens e meios de comunicação”, explica a
professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Marialva Carlos
Barbosa.
9º Encontro Nacional de História da Mídia
historiadamidia@icsa.ufop.br