Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cristovam defende economista que fez declaração 'infeliz' sobre PNE

Ao final da sétima e última audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) sobre o Plano Nacional de Educação (PLC 103/2012), nesta quinta-feira (7), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu o economista e especialista em educação Claudio de Moura Castro. Ele é alvo de "pesadíssima" carta de repúdio, assinada por 37 entidades do setor, contra declarações feitas em um dos debates da CE sobre o tema.

A afirmação "infeliz" de Moura Castro, segundo reconheceu Cristovam, foi a seguinte: "Já que todo mundo botou um negócio no plano [PNE], um artiguinho, eu quero propor um artiguinho no plano: um bônus pras caboclinhas de Pernambuco e do Ceará se conseguirem casar com os engenheiros estrangeiros, porque aí eles ficam, aumenta o capital humano no Brasil. Aumenta a nossa oferta de engenheiros. Todo mundo pôs, eu também quero pôr".

– Foi uma brincadeira de mau gosto, que ele reconheceu depois [em nota de desculpas], mas não justifica a violência que fizeram contra ele, a nota tão dura tentando desqualificar a parte positiva de sua fala – argumentou Cristovam, observando que nenhum dos presentes à audiência protestou na ocasião.

A defesa pública de Moura Castro também foi apoiada pela educadora Guiomar de Mello e pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), ambos participantes do último debate da CE sobre o PLC 103/2012.

– Infelizmente, isso [a crítica pesada das entidades] é dado diante do grau de intolerância que está permeando os debates públicos. Nós temos verdadeiros black blocs do politicamente correto e isso é absolutamente lamentável – afirmou Aloysio Nunes.

Além de protestar contra a declaração do economista e exigir sua retratação pública, as 37 entidades que assinaram a carta de repúdio classificaram sua proposta de "preconceituosa, inadmissivelmente machista e discriminatória".

 fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI