Na última quinta (17/09), foi ministrada a palestra sobre mídias digitais, pelo Professor Dr. *Elias Machado, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Auditório da UFMA Virtual, no Ceb Velho. Na ocasião, estavam presentes professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Ufma e de outras faculdades, houve ainda o lançamento do livro Jornalismo Digital em Bases de Dados (Editora Calandra), de autoria do palestrante.
Elias Machado é um dos mais respeitados pesquisadores da área de mídias digitais do nosso país, mas quando começou teve que romper algumas barreiras, como a incredulidade das pessoas em relação ao seu projeto. Segundo ele, em 1994 poucos acreditavam na evolução do jornalismo nas mídias digitais, as pessoas diziam que não valia a pena, seria perda de tempo e hoje reúne uma gama de professores e estudante da área da comunicação interessados no assunto. Falou também da importância de uma linguagem nova para o jornalismo digital, não se pode transportar o jornal impresso, ou telejornalismo, ou rádiojornalismo para Internet, cada um tem suas peculiaridades, que os distinguem um do outro. Ressaltou a importância do termo Jornalismo Digital, pois a web é apenas uma das plataformas que poderão abrigar esse novo tipo de jornalismo, quando se fala de jornalismo da Internet ou na Internet acaba por se limitar o alcance desse novo gênero.
Apresentação do livro:
O Jornalismo Digital em Bases de Dados é o título do mais novo livro do professor Elias Machado. Entre os temas abordados estão a Base de Dados como formato, a intranet como modelo de gestão, a narrativa em Base de Dados e a importância da pesquisa para a formação de jornalistas. Além disso, discute experiências pioneiras de ensino do jornalismo digital a partir dos projetos implantados, desde 1995, na Facom/UFBA. O Jornalismo Digital em Bases de Dados foi produzido a partir da revisão cuidadosa de artigos elaborados por Elias Machado, alguns deles em parceria com outros pesquisadores – como Marcos Palacios –, entre 2004 e 2005. Para facilitar a leitura, foi criado um glossário com termos técnicos usados frequentemente ao longo da obra. “Todos os artigos passaram por atualização e revisão bibliográfica. Incorporei algumas sugestões indicadas por colegas quando os trabalhos foram apresentados em congressos nacionais e internacionais”, diz o pesquisador. (fonte: http://posjor.ufsc.br/pub/livro/333)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI