Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2009

Capitalismo às avessas

Nas últimas eleições à presidência dos Estados Unidos, uma das armas mais usada para desqualificar a candidatura do adversário, era acusá-lo de pertencer ao socialismo ou melhor de ideias socialistas. Al Gore foi acusado por Bush, Obama também sofreu as mesmas acusações, numa sociedade ativamente capitalista, qualquer menção como essa, soa como uma ofensa gravíssima. Os americanos, altamente "liberais" e "modernos", ainda vêem o socialismo como prática demoníaca, um regime que irá destruir o mundo.
Mas, foi só começar a crise mundial, que as coisas começaram a mudar e as mudanças começaram na Europa, com investimento maciço dos governos em bancos privados, com a intenção salvar empresas falidas ou com a corda no pescoço. Nos Estado Unidos, antes mesmo de assumir o posto de presidente Obama já negociava com o congresso americano (EUA) uma ajuda do governo de um trilhão de dólares. Até agora, várias empresas privadas já foram ao parlamento americano com o pires na mão em busca de dinheiro para salvar suas empresas de capital totalmente privado.
Muitas empresas tem suas ações nas mãos do governo, essa ingerência governamental não qualifica uma prática socialista? E pelo ritmo dessas negociações no mundo todo, o socialismo pode, depois de muitos anos na obscuridade, estar dando o troco. Para aqueles que pregam teóricos como Marx, Engels, etc, de ideias e conceitos ultrapassados, é melhor repensar os seus próprios conceitos.
No fim das contas, Marx estava certo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI